Aprender a nadar é, sem dúvida, abrir as portas para muitas oportunidades e para um mundo novo.
Além dos inúmeros benefícios que as atividades aquáticas nos proporcionam, saber nadar possibilita que a pessoa desfrute de inúmeros momentos de prazer e alegria, com segurança e bem-estar.
Mas se você ainda não sabe nadar, ou sabe apenas os movimentos rudimentares e quer aprender mais do que isso, saiba que nunca é tarde ! Há inúmeras pessoas que aprendem a nadar mais tarde – alguns até com mais de 70 anos e assim passam a aproveitar muito melhor a vida. Por isso, seguem 10 dicas da Escola de Natação Amaral que vão ajudá-lo nessa conquista:
1 NUNCA É TARDE PARA APRENDER
Alguns aprendem a nadar enquanto ainda são bebês, outros quando crianças ou jovens, e muitos outros já adultos ou com mais idade. Não saber nadar não é um obstáculo. Consulte o seu médico e não perca tempo!
2 PERCA O MEDO
Ouse aprender coisas novas e vença a resistência da inércia. Basta dar o primeiro passo, ou melhor, o primeiro mergulho! Com uma boa orientação, rapidinho você estará nadando.
3 PROCURE UM LOCAL ADEQUADO
Para que o aprendizado seja eficaz e produtivo, é muito importante você praticar em um local adequado, com estrutura apropriada para o aprendizado e sob orientação de profissionais competentes.
4 PRATIQUE COM REGULARIDADE
A regularidade é a palavra-chave para um bom aprendizado, 2 a 3 vezes na semana é uma boa frequência. Evite faltar, reserve seu horário na agenda e a evolução virá naturalmente. Acredite.
5 VÁ COM CALMA E NATURALIDADE
No início é importante que a pessoa vá com calma, para fazer uma boa ambientação no meio líquido; perceber as formas de respiração e dominar o posicionamento do corpo e coordenar os movimentos de braços, pernas e respirações.
6 PERCEPÇÃO
À medida que você for praticando, a percepção dos detalhes vai ficando mais refinada. A cada exercício procure perceber detalhes como posicionamento de cabeça, pernas e braços, o deslocamento oferecido e os momentos de força e relaxamento.
7 CONVERSE COM O SEU PROFESSOR
Desde a primeira aula converse com o seu professor, informe seus objetivos. Durante as aulas se tiver dúvidas, pergunte, assim o professor poderá contribuir mais para o aprendizado.
8 COMEMORE CADA EVOLUÇÃO
Ok, você venceu a inércia e começou as aulas. A cada semana você aprenderá novos conteúdos e formas de nadar e, consequentemente, melhorará os movimentos que já aprendeu. Parabéns! Você sentirá um sentimento de conquista e orgulho, comemore!
9 APROVEITE, CURTA ESTE MOMENTO
Estar dentro da água já é uma sensação prazerosa. Mesmo se no início sentir um pouco de cansaço, será um cansaço gostoso, que lhe causará uma sensação prolongada de prazer por horas e horas após a sua aula.
10 NÃO PARE!
Agora que você começou a nadar, não pare por aí! Você conquistou isto, aproveite sempre.
Nadar é um presente para a vida inteira, além de ser a única atividade que se pode praticar desde pequeno até os 100 anos de idade.
Vale ressaltar também que a natação é um esporte que pode reunir toda a família – as várias gerações – e os amigos.