Durante o período de gestação ocorrem alterações no corpo como
Perda de massa muscular, deslocamento do centro de gravidade e aumento do peso o que é natural desse período. Essas transformações, levam ao deslocamento do centro de gravidade, aumento da lordose lombar e sobrecarga nas articulações dos joelhos e quadril.
Para manter o equilíbrio corporal e prevenir o aumento de peso, sugerimos que as gestantes iniciem seu programa de atividade física a partir do terceiro mês. Este programa conta com atividades estabelecidas progressivamente.
Nessa fase, devemos dirigir nossos esforços para os exercícios aeróbicos que envolvem os grandes grupos musculares de forma contínua e ritmada, exemplo disso: natação, hidroginástica, caminhada e ciclismo indoor. Também devemos trabalhar com exercícios de resistência que irão promover um ganho muscular que diminuirá os efeitos do aumento de peso corporal gradativo desse período. E na reta final para o parto, estão os exercícios de alongamento da região pélvica.
A atividade física regular certamente trará muitos benefícios.
Muitos desconfortos desse período podem ser evitados ou aliviados. A melhora cardiorespiratória, da resistência muscular e os efeitos sobre a corrente sanguínea reduzem inchaço e cãibras nas pernas.
Antes de iniciar qualquer exercício, é necessário fazer um check-up médico para averiguar se não há nenhuma contraindicação. Normalmente, as aulas podem iniciar a partir do 3º mês de gestação. O educador físico vai propor atividades de intensidade leve a moderada, para que a gestante não venha a se cansar. Os exercícios costumam ser de baixo impacto e de curta duração.
A atividade no meio líquido alivia a sensação de inchaço, pois a água ajuda a suportar o peso do corpo, criando uma sensação de conforto e leveza.
São atividades que aumentam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina. Durante a gravidez, com os altos e baixos emocionais, é muito importante para a saúde do feto que a mulher busque ficar tranquila. Melhora a qualidade do sono e diminui a sensação de estresse, devido à melhora na circulação sanguínea.
A movimentação na água ajuda a queimar calorias, trabalha a musculatura e aumenta a resistência física. Dentro dos benefícios dessas atividades também está o aumento da autoestima da mulher, visto que controlar o ganho de peso é uma preocupação comum. O menor ganho de peso, além de ser importante para a vaidade feminina, ainda melhora a capacidade de oxigenação do sangue e reduz o estresse cardiovascular.